Isso mesmo. Para mim o "doce de leite" da Argentina é o melhor do mundo e está presente em quase todas sobremesas e pratos doces. Quem já veio a Buenos Aires sabe do que estamos falando.
ORIGEM: dizem aqui que ele foi descoberto por acidente, quando no século 19 uma das cozinheiras do então General Juan Manuel de Rosas, sem querer, deixou queimar o leite com açúcar que estava fervendo. O resultado, acabou virando uma das comidas típicas argentinas mais famosas e queridas por todos: "o dulce de leche".
Mas muitos países dizem ter descoberto o doce de leite: no Chile é conhecido como manjar branco e logicamente os uruguaios, os outros vizinhos dos hermanos, também não querem ficar atrás e reclamam o DNA do dulce de leche. Até dizem que o cozinheiro do próprio Imperador Napoleão foi um dos pioneiros na arte de fazer o tradicional e açucarado doce. Mas o que realmente importa é que doce de leite argentino é insuperável e eles dizem que isso se deve à alta qualidade do leite da região.
Depois de uma refeição será difícil encontrar alguma sobremesa que não tenha o doce de leite. Quer exemplos? você poderá escolher "flan com dulce de leche"; "panquecas com doce de leite"; "churros com doce de leite"; "sorvete de doce de leite";"sorvete com cobertura de doce de leite"; "tortas com recheio de doce de leite"; sem esquecer os célebres alfajores com recheio de doce de leite (Havanna, Cachafaz, Balcarce ou o popular Jorgito de todos os dias).
É bom lembrar que o Brasil não deixava entrar o "doce de leite" em seu território. Por aquelas coisas inexplicáveis a ANVISA proibia, mesmo que ele estivesse sendo vendido nos "Free Shops" dos aeroportos. AGORA PODE. Finalmente liberaram e você pode levar tranquilamente até 5 kg.
Mesmo assim você deve comê-lo à vontade enquanto estiver aqui.
O gosto das pessoas varia. Alguns dizem que o lendário Chimbote (que vem numa embalagem de papelão) é o melhor. Eu prefiro o tipo colonial da marca
Sereníssima ou Casanto que são vendidos nos corredores de qualquer supermercado ou mercadinho de bairro (que até pode ser chinês). Existe também o tipo chamado repostero (de consistência mais grossa utilizado especialmente para preparar bolos e sobremesas). Assim, é possível
encontrar o autêntico e simples doce de leite argentino por preços bem mais acessíveis. As marcas mais comuns são La Serenísima e Sancor, embora existam outras que apresentam uma relação preço – qualidade semelhante (Verônica, San Ignacio, Milkaut, etc.). Esses são os que os portenhos costumam consumir em casa diariamente e sem muitas complicações.
Quem quiser visitar Buenos Aires, fugindo do tradicional roteiro destinado aos “turistas” pode enviar um e-mail para chalegre.nida@gmail.com que encaminho dicas relativas ao seu interesse.
Acesse meu novo blog e veja como preparei um apartamento para você ficar quando vier visitar a cidade.