quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O TANGO NO CÉU DO PLANETÁRIO - por Nida Chalegre



É uma nave extraterrestre? Quase. Na verdade o Planetário de Buenos Aires ou Museu de Arte Planetário Galileo Galilei, foi construído pelo arquiteto Jan de Enrique em 1966, bem ao estilo "Niemeyer" nos bosques do Bairro de Palermo (Parque três de Fevereiro), onde há Cisnes, lagos e tudo o que a natureza tem
para oferecer. O prédio tem uma grande cúpula de 20 metros está desenhada para projeção didática da temática astronômica. Todas as noites fica lindamente iluminada.
 O lugar é palco anual dos festejos da primavera quando fica tomado pela juventude numa festa enorme de paz e amor. Nas noites de verão, nas proximidades do Planetário são projetados filmes históricos argentinos, recitais gratuitos, obras de teatro, etc.
Não são todos os turistas que visitam o Planetário, mas quase todos o olham desde um taxi, ônibus ou andando. Afinal, os interesses das pessoas são muito diversos. Uns gostam de desfrutar a culinária local, outros gostam de fazer compras, outros ainda gostam de determinados museus, outros, de ver a cultura e modo de vida local, andando a pé pelas ruas...... e às vezes não dá para visitar tudo. Nesse caso lhes resta apenas apreciar de longe esse magnífico prédio de arquitetura futurista. O que já encanta.
Mas como o tango se inseriu no programa desse prédio destinado à ciência científica?
SURPRESA !!! Vi uma projeção em 360º (Tango 360) montado na cúpula interna, nos céus do Planetário, embalada pela música "Las Cuatro Estaciones" de Piazzolla. Emocionante, o som e a edição especial para essa projeção.  
O PRÉDIO
O ingresso ao prédio é feito por uma ponte. O caminho da entrada é de pedras que foram trazidas da Província de Neuquén (Patagônia Argentina) onde foram encontrados fósseis extintos há 100 milhões de anos. Também podem ser apreciados na entrada meteoritos reais achados nas diferentes províncias do país e rochas lunares, produto da missão Apolo XI da NASA.
http://dicasdomundo.com.br/attachments/430-corte_transv.jpg
Os tesouros astronômicos do museu vão desde autênticos meteoritos de metal, o Sistema Planetário Copernicano construído na Alemanha no ano 1901 e exposições virtuais de Yuri Gagarin, Galileu Galilei entre outras.
Quem quiser visitar Buenos Aires, fugindo do tradicional roteiro destinado aos “turistas” pode me enviar um e-mail pelo chalegre.nida@gmail.com que encaminho dicas relativas ao seu interesse.  Por exemplo: aulas de tango/milongas (o verdadeiro tango dançado pelos locais, diferente dos shows de turistas), arte, gastronomia,  vinhos e inclusive, flats lindos e baratos para estadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário