É surpreendente!!!
Incrivelmente não são todos os portenhos que sabem da sua existência, mas há uns 30 minutos de carro, perto do aeroporto de Ezeiza, há uma cidade medieval ao estilo europeu. Sabe aquelas pessoas que de repente começam um projeto -"sonho de toda uma vida"- e o executam?
Assim foi com o rico comerciante de alimentos "DON ANTONIO CAMPANA" que ergueu a "CAMPONÓPOLIS".
A HISTÓRIA - em 1977 Don Antonio Campana compra 200 hectares de terras para criar
gado mas em 1985 o governo expropria essas terras para lá depositar o lixo urbano. Entretanto, ao recebê-las de volta em 1990, já impróprias para o uso desejado inicialmente, Don Antonio recebe um diagnóstico de saúde que lhe dava apenas 5 anos a mais de vida.
Decide então colocar em prática seu sonho de construir uma cidade medieval. Faz o
saneamento, limpeza e recuperação do terreno e passa a construção sem planos e sem arquiteto. Planta 10.000 árvores e desenha e constrói os prédios, castelos, torres, moinhos com materiais reciclados de diversas demolições e lugares exóticos de Buenos Aires e outras partes do mundo. Percorre antiquários e vai montando com amor e dedicação a sua vila medieval.
Como colecionista tinha um especial apego por grades metálicas e no Museu de Grades há um conjunto de janelas e portas que se mesclam com bombeadores de agua, placas de sinalização de vias de trens, máquinas de escrever, relógios, aquecedores antigos, uma cadeira de barbeiro etc.... Mas é o conjunto que chama atenção. Em um salão estão as colunas antigas das reformadas Galerias Pacífico e no salão de Pingentes deslumbram os desenhos de portas e janelas que não levam a parte alguma: são obras de arte em si mesmas.
É aberto para visitação com hora marcada para grupos. Lá
são também realizados eventos, festas temáticas medievais, casamentos , 15 anos, sessões de fotos e até videoclips.
O mais interessante dessa história é que Don Antonio Campana ao começar seu projeto da cidade medieval com um prognóstico de apenas 5 anos de vida, VIVEU MAIS 20 ANOS e pode desfrutar da construção e concretização de seu sonho. Isso prova que trabalho, projetos e desafios novos são o segredo para ajudar a manter-se vivo.
Vejam o vídeo: http://youtu.be/rqWz2ekffmE
Quem quiser visitar
Buenos Aires, fugindo do tradicional roteiro destinado aos “turistas” pode me
enviar um e-mail pelo chalegre.nida@gmail.com que encaminho dicas relativas ao seu
interesse. Por exemplo: aulas de tango/milongas (o verdadeiro tango
dançado pelos locais, diferente dos shows de turistas), arte, gastronomia,
vinhos e inclusive, flats lindos e baratos para estadia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário