Aqui já começou o inverno e hoje aconteceu a primeira grande nevada em Bariloche. Nesse período, para aquecer o corpo e a alma, nada melhor que um bom vinho, e me lembrei que, pela primeira vez, em 2014, um vinho argentino foi eleito o melhor vinho tinto do mundo na França, o país de onde o Malbec provém originalmente, o "berço do Malbec”.
O 'Famiglia Bianchi Reserva Malbec' ganhou o Grande Prêmio Trophéé de “Melhor Vinho Tinto Seco do Mundo”, a máxima categoria do Vinalies Internationales 2014, outorgado pela União de Enólogos da França.
Em París, esse vinho competiu com mais de 3.500 vinhos de 41 países e obteve a melhor pontuação dada por 150 membros do júri internacional. Os entendidos garantem que o Malbec é uma categoria líder e está em plena projeção internacional.
Nas 20 edições de Vinalies Internationales, a Argentina sempre ganhou medalhas, mas em 2014 teve a melhor performance, com 4 medalhas de ouro e 9 de prata e o prêmio máximo mundial.
Aqui, em Buenos Aires, se pode tomar um excelente vinho, sem ter que pagar uma fortuna.
No mercado local, a garrafa ganhadora é vendida por 96 pesos, o que seria, hoje, uns R$ 27,00 !!!
Hoje, acompanho sempre uma refeição, seja almoço ou jantar, com uma taça de vinho. Na boca, o Malbec é cálido, suave e doce, com taninos que não são agressivos. Quando afinado em madeira, adquire notas de café, baunilha e chocolate.
O Malbec acompanha muito bem carnes vermelhas, carnes na grelha, queijos duros e massas com molhos de tomate.
Origem da Malbec
A Malbec é a cepa insigne da Argentina, país que possui a maior superfície cultivada com Malbec no mundo. É uma cepa originária do Sudoeste francês, onde é chamada Côt, de estilo tânico e duro. Pela intensa cor e seus matizes escuros, os vinhos obtidos com esta variedade eram chamados “vinhos negros de Cahors”. Estes vinhos se consolidaram na Idade Média e acabaram de se fortalecer na modernidade.
Esta variedade foi trazida para a Argentina em 1853, sendo hoje o único país onde se encontram cepas originais de Malbec autenticamente provenientes da França.
Com aroma a ameixa madura, este Malbec é elaborado com uvas provenientes de parcelas selecionadas de vinhedos de San Rafael, Mendoza.
Atualmente, a Argentina é o principal produtor de Malbec do mundo.
Se você é amante do vinho e vem a Buenos Aires com mais tempo, pode fazer uma visita a Mendoza, distante uns 1000 km, e fazer o "Caminhos do Vinho" com visitas às vinículas com direito à degustação e muito mais.
Quem quiser visitar Buenos Aires, fugindo do tradicional roteiro destinado aos “turistas” pode me enviar um e-mail pelo chalegre.nida@gmail.com que encaminho dicas relativas ao seu interesse.
Acesse meu novo blog e veja como preparei um apartamento para você ficar quando vier visitar a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário