quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A INCRÍVEL HISTÓRIA DO HOTEL BOULEVARD ATLÂNTICO DE MAR DEL SUR - por Nida Chalegre

Buenos Aires tem praia sim.... é só viajar para a costa alguns quilômetros. Aliás, a maioria dos portenhos foge para o litoral nas férias de verão. Acreditem, muitos comércios fecham suas portas para aproveitar as férias nas praias.

Mas em uma dessas praias surpreende, em meio do nada, no século passado, a construção de um luxuoso hotel - o Hotel Boulevard Atlântico.

Na década de 1880 se pensou em fazer um balneário nas atuais praias de Mar del Sur, que técnicos alemães haviam declarado como “las mejores” de toda a  costa atlântica, pertencente a Argentina. Em 1889 o Banco Construtor de La Plata, comprou as terras e assim nasceu o povoado “Boulevard Atlántico”, vizinho a Mar del Sur, que logo tomaría seu nome.

Mas vão me perguntar... aonde fica esse balneário? Por incrível que pareça é hoje um
lugar bucólico, há 17 km de Miramar e há 65 km de Mar del Plata, mas surpreende ao se encontrar lá uma construção que testemunha uma época áurea. Um hotel luxuoso, construído em estilo neoclássico e há uns 20 anos abandonado, em ruínas. Em 1988 o Hotel Boulevard Atlántico foi declarado Monumento Histórico Municipal.

O “Hotel Boulevard Atlántico” foi uma ousadia naquela época, na Costa Atlántica. O edifício surgiu do nada, imponente por seu estilo neoclásico europeo, por sua magnífica dignidade que lhe dá
suas harmoniosas proporções e por seu tamanho. Foi um dos primeiros da Argentina, e suas paredes são testemunhas de milhares de histórias interessantes e hóspedes ilustres, artistas, políticos e músicos famosos passaram por lá.




Hoje, se pode visitá-lo, por assim dizer, as suas ruínas. Na realidade é uma visita melacólica, acompanhada por seu dono que lá mora entre escombros e memórias. A esperança de todos seria vê-lo restaurado um dia em sua plenitude. Teve sua "belle époque", volterá a tê-la?
?

Nenhum comentário:

Postar um comentário