segunda-feira, 24 de março de 2014

BOA NOTÍCIA - O RENASCIMENTO DO 36 BILLARES E DO LONDON CITY - por Nida Chalegre

Lembram que outro dia falei que a rede de Pizzarias Continental havia comprado o 36 BILLARES que lá estava na Av. de Mayo há mais de 100 anos? e que ele havia fechado as suas portas?
Pois é, quase ao mesmo tempo a mesma coisa ocorreu com outro BAR NOTÁVEL da cidade, o famoso LONDON CITY que estava na esquina de PERU (continuação da FLORIDA) com a também Av. de Mayo, comprado para se transformar em um restaurante.



Finalmente parece que teremos uma luz no final do túnel escuro do esquecimento.

A Direção-Geral do Ministério do Patrimônio Cultural está buscando uma solução final e já fizeram 30 reuniões com os novos proprietários dos dois lugares, disse o Ministro da Cultura, Hernán Lombardi ao jornal Buenos Aires La Nación.

Diz ele que a cidade vai  ajudar os novos donos para que os bares sigam sendo um  espaço cultural e não percam a identidade de "Bar Notable".
Avança um plano para os dois bares terem novos espaços com atração estética e personalidade para sempre. Por exemplo, o 36 bilhares terá um espaço para o tango e apresentação de diferentes orquestras.

O London City, café notável desde o ano de 2000, havia fechado em agosto do ano passado para reformas e o projeto era transformá-lo em um restaurante da cadeia Perlutti. O clássico café foi aonde o escritor Julio Cortázar escreveu sua novela "Los Premios" na década de sessenta. 



Se estima que desde o ano de 1998 fecharam oito dos cafés declarados notáveis. Nos últimos anos baixaram suas persianas o Café ArgosCafé Aragón Confitería Richmond, na Florida. Esta última, para sediar uma loja de roupa desportiva.

No que diz respeito à situação atual dos bares notáveis, Lombardi disse que  "Ninguém pode forçar os proprietários dos cafés ou bares a manterem uma perda econômica nos negócios. O que se pode fazer é convencê-los de que pode ser rentável e mostrar que o estado pode ajudá-los com a programação artística.

Instituição nacional, os cafés fazem parte do dia a dia, da memória e história da vida portenha. Nos resta apenas aguardar !!!


Quem quiser visitar Buenos Aires, fugindo do tradicional roteiro destinado aos “turistas” pode me enviar um e-mail pelo chalegre.nida@gmail.com que encaminho dicas relativas ao seu interesse.  Por exemplo: aulas de tango/milongas (o verdadeiro tango dançado pelos locais, diferente dos shows de turistas), arte, gastronomia,  vinhos e inclusive, flats lindos e baratos para estadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário