domingo, 11 de maio de 2014

AS LOJAS DE ANTIGUIDADES DE SAN TELMO - por Nida Chalegre


Com um passado rico e uma importante tradição européia, Buenos Aires é um verdadeiro paraíso 
para os amantes de antiguidades e colecionadores. 

O bairro de San Telmo, em especial a Calle Defensa, entre Independencia e San Juan, tem a maior concentração de antiquários e seguindo até a Praça Dorrego é aonde acontece a feira que funciona entre 10h e 17h de domingo e é perfeita para "caçar" antiguidades e objetos de coleção e pode resultar em achados dos mais variados tipos a preços convidativos. São móveis, pratarias, lustres, objetos, quadros, jóias e miudezas resgatados de palacetes porteños. Tudo o que você puder imaginar.

Entre outras se pode ver na Calle Defensa 982, a GUEVARA ART GALLERY . Para quem admira como eu a art deco e art nouveau esta galeria possui cerca de 2 mil peças criadas de 1850 a 1930 e certificadas pela WMF, além de obras de Daum e Lalique.

A HB ANTIQUEDADES também em Defensa 1016 é elegante e cheia de antigüidades de primeira qualidade.


Mas há uma loja especial em Defensa 1039, San Telmo, aonde se encontra um artesão que fez história: JUAN C. PALLAROLS e seu filho, descendentes de  gerações de artesãos Catalãos (desde 1750 - trabalharam para os papas León XIII, Pío XI y Pío XII) produzem pratarias maravilhosas sob encomenda. Pallarols realizou os Bastons de mando de vários presidentes argentinos.
Presidente Raúl Alfonsin 
Suas peças tem inegável 
valor estético, técnico e histórico como  o cálice com o qual João Paulo II rezou a missa pela Paz em Buenos Aires em 1982 quando da  Guerra de las Malvinas.

O CÁLICE DO PAPA FRANCISCO - o cálice que o Papa Francisco usará para celebrar suas missas, presente encomendado por dois amigos do Papa argentino, também foi executado por Pallarols.  Depois, a copa sagrada ficará como recordação na galería da Santa Se.
O filho de Pallarols com o Papa

E tem também o antigo "Mercado de San Telmo" (1897) aonde se misturam lojas de carnes,
frutas e verduras como todo mercado, com lojas de antiguidades e aonde se pode fazer uma viagem no tempo.

Sempre me impressiona o que esconde cada peça daquelas, quantas histórias, quantos amores, quantas lágrimas e também quantas alegrias registrou cada uma delas que resistiu a tantas gerações, e que tem mais vida do que as tantas vidas que presenciou............

Quem quiser visitar Buenos Aires, fugindo do tradicional roteiro destinado aos “turistas” pode me enviar um e-mail pelo chalegre.nida@gmail.com que encaminho dicas relativas ao seu interesse.  Por exemplo: aulas de tango/milongas (o verdadeiro tango dançado pelos locais, diferente dos shows de turistas), arte, gastronomia,  vinhos e inclusive, flats lindos e baratos para estadia.

4 comentários:

  1. Que linda a tua pagina. Ainda não fui a Buenos Aires, mas pretendo ir logo.
    Tenho particular interesse em antiquários, tudo por causa de uma paixão: abajures estilo Tiffany.
    Tu viste algum antiquário em especial que trabalhe com estas peças tão lindas?

    ResponderExcluir
  2. Valesca, obrigada por seus comentários. Na rua Defensa, aonde nos domingos há a Feira de San Telmo, existem inúmeros Antiquários com abajures Tiffany. Uma loucura. Me avise quando se decidir a vir. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Moro no Brasil , como dá o pra comprar ?

    ResponderExcluir