sábado, 9 de novembro de 2013

A NOITE DOS MUSEUS - por Nida Chalegre

À semelhança de outras cidades "civilizadas" no mundo inteiro, nesse ano a décima edição da NOITE DOS MUSEUS, promovida pelo governo portenho, isso é, da cidade de Buenos Aires, acontece nesse sábado, 9 de novembro. São 189 museus e espaços culturais abertos ao público, com visitas guiadas livres e gratuitas. É uma noite de efervecência cultural com famílias inteiras com crianças de todas as idades, circulando pelos espaços e ruas em uma noite festiva e primaveril. A pé, de bicicleta ou de ônibus (com passagem gratuita para incentivar a circulação e acesso de todos) se pode apreciar inclusive shows e orquestras que se espalham pelas ruas e espaços alegrando e integrando os portenhos às artes e cultura.
CASA DE CULTURA - PRÉDIO DO DIÁRIO "LA PRENSA" - no ano passado entre os museus que visitei escolhi nesse dia acompanhar a visita guiada e ver o show de canto e dança que teria no prédio do diário "LA PRENSA" na Av de Mayo.
O diário "LA PRENSA" foi fundado em 1896 e foi o mais importante jornal de sua época até ser fechado pelo governo de Perón.  Em 1951 Perón decidiu acabar com a liberdade de imprensa opositora e confiscou o diário. O confisco aumentou a oposição antiperonista e a condenação da imprensa livre mundial. Quando o diário foi devolvido a seus donos nunca mais voltou a ter a importância dos antigos tempos.
Seu prédio, hoje Casa de Cultura, é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade portenha com seu estilo academicista françês, da escola de Belas Artes de Paris. Seu salão dourado, aonde se assistiu ao show é uma cópia fiel do salão do Palácio de Versailles. 


O edifício termina com uma monumental estátua de bronze de 55 m de altura com os símbolos da liberdade de imprensa. O relógio da fachada tem uma águia sobre ele que representa o jornalismo que "TUDO VÊ".
Um detalhe interessante no interior do edifício são metros e metros de canos que comunicam os escritórios e eram utilizadas por gravidade para enviar documentos para a central dos correios que se encontrava no primeiro piso. Lembrem-se, que naquela época não havia internet !!!
Em 1900 incorporaram uma novidade: uma sirena anunciando os grandes acontecimentos. Foi soada, pela primeira vez em 1900 quando assassinaram a Humberto I da Itália, quando da chegada do homem à lua, em 1969, quando a Argentina ganhou o Mundial de  Futebol em 1978, quando a Argentina desembarcou nas Malvinas em 1982 e..........eu tive o prazer de ouví-la, em conjunto com todas as "campanas" do País, para celebrar a assunção do PARA FRANCISCO.
Desde 1985 é, entre outros prédios históricos, considerado Monumento Histórico Nacional.






Nenhum comentário:

Postar um comentário