quarta-feira, 27 de novembro de 2013

UM PASSEIO PELO BAIRRO DE BELGRANO - Museu ENRIQUE LARRETA E A Milonga das BARRANCAS DE BELGRANO - por Nida Chalegre



O bairro de Belgrano em Buenos Aires esconde muitas surpresas. Além da sede da Embaixada da Malásia (País
aonde temos muitos leitores desse blog) e da Embaixada da Alemanha, uma em frente à outra, há um Museu que foi a casa de Enrique Larreta, escritor argentino (1875 - 1961), autor de La gloria de don Ramiro, obra altamente representativa do modernismo hispanoamericano. 

Sua casa, decorada em estilo renascentista espanhol, é atualmente o Museu de Arte Espanhola Enrique Larreta.


Lá se pode apreciar o mobiliário e as coleções de obras e objetos de arte que testemunham sua paixão pela Espanha desde que lá viveu também como Embaixador. A casa tem um

jardim de alcázar andaluz, único em seu estilo em Buenos Aires.
Escritório de Enrique Larreta
Sala de Jantar da casa




A EXPOSIÇÃO:

É nesse Museu que vi essa tarde uma exposição interessantíssima, para não dizer surpreendente. São 80 obras de Goya, interpretadas por Salvador Dali - "Les Caprices de Goya por Salvador Dali". A mostra se centra nas duas maiores figuras da arte da Espanha: Goya e Dali.
Goya
Salvador Dali

Goya publicou "Os Caprichos" em 1799 e Dali os reinterpretou quase dois séculos

depois, entre 1973 e 1977 com sua particular mirada surrealista do mundo.
Dali muito se inspirou em Goya: os relógios moles, as figuras ambíguas e os temas eróticos.
Goya foi um crítico da sociedade e hipocrisia da sua época. Dali, um irreverente e extravagante. Ambos eram geniais e romperam com regras e apostaram na fantasia. Até 8 de dezembro se pode desfrutar desse "Capricho Surrealista".


Mas para não se entrar no mundo real muito agressivamente, depois desse choque de
surrealismo, a dica é sair do Museu, andar umas 5 quadras e terminar o início da noite dançando uns tangos na "milonga da glorieta das barrancas de Belgrano", que acontece em alguns dias da semana, em um coreto na praça, à luz do luar, livre e gratuita, para quem se propõe a desfrutar da mágica do abraço tangueiro. 
Glorieta


Quem quiser visitar Buenos Aires, fugindo do tradicional roteiro destinado aos “turistas” pode me enviar um e-mail pelo nida@nidachalegre.com.br que encaminho dicas relativas ao seu interesse.  Por exemplo: aulas de tango/milongas (o verdadeiro tango dançado pelos locais, diferente dos shows de turistas), gastronomia, vinhos e inclusive, flats lindos e baratos para estadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário