sábado, 25 de janeiro de 2014

A MORTE DE UM BAR NOTÁVEL - O 36 BILLARES - por Nida Chalegre


O "bar notável"- "36 Billares"-  fica no número 1265 na tradicional Av. de Mayo. Melhor dizer, ficava. Pois foi comprado no final do ano passado por uma cadeia de pizzarias e encontra-se fechado,
provavelmente esperando uma reforma que o transforme em mais uma casa de comida rápida, massificada, com uma iluminação fluorescente, branca, uniforme, que doerá nos olhos e na alma.


Suas cadeiras "Thonet " provavelmente serão substituídas por algum plástico, seu piso original com tozetos negros será coberto por algum porcelanato, seus lustres, por iluminação embutida, e por aí vai a "modernização" e o assassinato da memória da cidade. 
O "36 Billares" foi inaugurado em 1894, quando recém se havia terminado a abertura da Av. de Mayo.
Ocupava o térreo  e o subsolo de um edifício em estilo academicista francês que hoje é o Hotel Mabella. Tinha esse nome por manter, justamente, 36 mesas de bilhar no seu subsolo em um ambiente tipicamente masculino. No piso térreo funcionava o bar e restaurante. Naquela época o portenho tinha 4 paixões: o tango, o futebol, o bilhar e as corridas de cavalo.  
Desnecessário dizer que por suas mesas passaram personalidades notáveis como o espanhol Federico Garcia Lorca que se hospedava no Hotel Castelar, próximo, também na Av. de Mayo. Também o turista e o  cidadão comum. O lugar atualmente oferecia todas as noites shows de música e espetáculos de tango. Seu incrível fechamento representa menos uma opção de espaço para se curtir a arte acompanhada de um café, um vinho ou uma culinária refinada, dentro do mais puro espírito portenho.


Será mantido apenas o subsolo com hoje, 9 mesas de bilhar e acima, no piso térreo, a população poderá então, modernamente, se empanturrar de pizzas. 

Infelizmente, uma questão de opção econômica.



Quem quiser visitar Buenos Aires, fugindo do tradicional roteiro destinado aos “turistas” pode me enviar um e-mail pelo  chalegre.nida@gmail.com  que encaminho dicas relativas ao seu interesse.  Por exemplo: aulas de tango/milongas (o verdadeiro tango dançado pelos locais, diferente dos shows de turistas), arte, gastronomia,  vinhos e inclusive, flats lindos e baratos para estadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário