quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A ÚNICA ORQUESTRA ESCOLA PARA TANGO - SÓ EM BUENOS AIRES - por Nida Chalegre


A época dourada do tango ocorreu na década de 40. Então, restam poucos grandes músicos, ainda vivos, que viveram e se aperfeiçoaram naquela época. Estão hoje na faixa dos 80 a 100 anos, alguns extremamente lúcidos e ainda tocando. Me angustia o fato desses grandes maestros se irem sem deixar seus segredos e ensinamentos para as futuras gerações. 
Mas um grande e energético maestro, um dos maiores autores e arregladores da história do tango, o badoneonista e violinista Emílio Balcarce, 
também preocupado com esse legado criou em 2000, aos 82 anos, a OSQUESTA ESCUELA DE TANGO EMILIO BALCARCE
Emilio Balcarce aos 90 anos
O objetivo da escola é formar jovens músicos na prática instrumental com uma dinâmica que intenta recuperar a experiência orquestral justamente dos anos dourados das orquestras típicas. O programa de estudos permite que os estudantes possam formar-se e interiorizar-se com os mais importantes estilos orquestrais da história musical de Buenos Aires como Troilo, Pugliese, Salgán, Piazzolla, Di Sarli, Federico, D´Arienzo, Fresedo, Gobbi, De Caro, entre outros. Cada estilo é abordado desde os arranjos originais e está acompanhado de gravações originais.
São 2 anos de estudos e concorrem a essa oportunidade músicos jovens, mas com alguma experiência, tanto da argentina como de outros países do mundo.
A orquestra foi dirigida por Emílio Balcarce até sua morte em 2011.

Todos os anos a orquestra faz um recital e convida grandes nomes para homenagear. 
Nessa, que presenciei, estava o grande bandoneonista LEOPOLDO FEDERICO.
Para os músicos que desejam fazer parte desse aperfeiçoamento único no mundo transcrevo abaixo as Condiciones de selección de postulantes:
La selección de aspirantes está a cargo de un jurado integrado por el Director de la Orquesta Escuela , los solistas ayudantes, el coordinador del programa y un destacado maestro invitado.
La decisión del jurado es inapelable.
La selección se realiza por audición bajo el siguiente esquema de exigencias:
  • Ejecución de una pieza a elección con la que el aspirante demuestre sus habilidades técnicas e interpretativas.
  • Ejecución de obras impuestas: Danzarín (de Plaza) para viola y violoncello y La Bordona (de Balcarce) para contrabajo, piano, bandoneón y violín; ambas con arreglos con la Orquesta Escuela de Tango. Las partes para cada instrumento se entregan en el momento de la inscripción.
  • Lectura a primera vista.
Además del nivel técnico, se evalúa las expectativas, interés y disponibilidad para el trabajo en la Orquesta.

e...Boa sorte !!!

CURIOSIDADE - acreditam que uma iniciativa como essa esteve a ponto de ser fechada o ano passado? Pois é, o 
governo, que a subsidia, colocou a escola em uma lista para fechamento por "corte de verbas". Mas a população se mexeu e conseguiu reverter a situação o que foi comemorado com um concerto na Usina de Arte aonde participaram alunos provenientes de países como Holanda, Australia, Japão e Estados Unidos.
Gracias EMÍLIO BALCARCE - por ter tido a iniciativa de manter vivo o legado dos mestres. 

Quem quiser visitar Buenos Aires, fugindo do tradicional roteiro destinado aos “turistas” pode me enviar um e-mail pelo chalegre.nida@gmail.com que encaminho dicas relativas ao seu interesse.  Por exemplo: aulas de tango/milongas (o verdadeiro tango dançado pelos locais, diferente dos shows de turistas), arte, gastronomia,  vinhos e inclusive, flats lindos e baratos para estadia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário